Acupuntura
A Acupuntura é uma das técnicas mais utilizadas da Medicina Chinesa, e é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1979. É uma técnica medicinal que consiste na colocação de agulhas filiformes em pontos específicos do corpo conduzindo ao tratamento de diversas doenças.
A Acupuntura baseia-se nas antigas teorias Chinesas acerca do fluxo de Qi (Energia) e Xue (Sangue), através de meridianos ou canais específicos que cobrem o corpo de forma semelhante aos nervos, veias e artérias e que, internamente, se ligam a todos os órgãos e tecidos. Assim, a Acupuntura estimula a boa circulação de vários tipos de energias orgânicas, distribuindo-as por todo o corpo, regulando e restabelecendo o equilíbrio energético harmonioso do corpo, contribuindo assim para o tratamento de diversas patologias.
A Acupuntura, é frequentemente combinada com outras terapêuticas da Medicina Chinesa, principalmente a Fitoterapia, Massagem Tuina, a Moxabustão e também a Ventosaterapia.
A Organização Mundial de Saúde recomenda o uso de Acupuntura em muitas perturbações de saúde.
A Acupuntura é indicada para:
- Ansiedade, Insónias, Depressão, Stress - Eficácia em 93% dos casos
- Dores de Costas - Ciática, Cervicais e Lombares - Eficácia em 96% dos casos
- Dores Musculares - Fibromialgia, Lombalgia, Tendinite - Eficácia em 82% dos casos
- Dores de Cabeça - Enxaquecas - Eficácia em 80% dos casos
- Artrites, Tendinites, Hérnias e Artrite Reumatóide - Eficácia em 90% dos casos
- Dores de Estômago, Gastrite, Dor Abdominal, Hemorróidas, Cólicas, Diabetes - Eficácia em 98% dos casos
- Infertilidade, Dores Menstruais, Impotência Sexual, Ejaculação Precoce - Eficácia em 91% casos
- Gripe, Asma, Sinusite, Rinite, Bronquite, Faringite - Eficácia em 97% dos casos
- Sequelas de A.V.C. (derrame cerebral), paralisia, hemiplegia, paraplegia, paralisia facial, seqüelas de lesão medular, paralisia cerebral - Eficácia em 66% dos casos
- Complemento a Tratamentos Oncológicos - Reduz o efeitos secundários da Quimioterapia e Radioterapia. - Náuseas, vômitos e falta de apetite foram eliminadas em 93% dos casos tontura e cansaço foram minimizadas consideravelmente.
- Psoríase - Eficácia em 85% dos casos
- Obesidade - Supressão do apetite em 95% dos casos
- Entre outras...